A História
Ao serviço da comunidade local, desde 1581, a Santa Casa da Misericórdia de Cuba é uma instituição de direito privado e de utilidade pública administrativa que tem pautado a sua atuação, junto da comunidade, pela defesa de valores sociais inestimáveis, numa ótica de proximidade, respeito e defesa de boas causas.
1581
A Santa Casa da Misericórdia de Cuba, instituída no ano de 1581, é uma associação de fiéis, com personalidade jurídica canónica, cujo fim é a prática das catorze obras de misericórdia, corporais e espirituais.
1974
As suas primeiras ações foram primeiramente dirigidas para a assistência hospitalar, situação que se inverteu mais tarde em 1974, com a nacionalização dos hospitais, sendo obrigada a seguir outros caminhos, rumo a novas atividades.
2023
Ao serviço da comunidade local desde 1581, atualmente, a Santa Casa da Misericórdia de Cuba desenvolve a sua ação de solidariedade social através das respostas sociais de apoio às pessoas idosas (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia) e Centro de Apoio à Infância.
A Farmácia de Cuba e os postos de venda de medicamentos de Vila Alva e Vila Ruiva, dão forma ao conjunto das valências que preenchem a ação desta entidade secular, ao serviço de todo o concelho de Cuba.
A Mesa Administrativa, os restantes Órgãos Sociais, os Trabalhadores e os Irmãos da confraria, formam toda uma estrutura organizacional empenhada no sucesso, com boas práticas, iniciativas de qualidade e, nunca esquecendo a inovação, em prol daqueles que mais precisam de apoio, de muita atenção, de entreajuda e carinho.
Nesta causa solidária nobre, que é de todos, espera-se alcançar os melhores resultados, através da determinação e empenho das pessoas envolvidas, quer para a definição das melhores estratégias, quer para o fomento das soluções julgadas mais convenientes, sempre com o pensamento naqueles que são mais vulneráveis.