Sobre a
Santa Casa da Misericórdia de Cuba
A MISERICÓRDIA DE CUBA, fazer solidariedade numa lógica do dar, receber e retribuir…
Ao serviço da comunidade local, desde 1581, a Santa Casa da Misericórdia de Cuba é uma instituição de direito privado e de utilidade pública administrativa que tem pautado a sua atuação, junto da comunidade, pela defesa de valores sociais inestimáveis, numa ótica de proximidade, respeito e defesa de boas causas.
Atualmente, a Santa Casa da Misericórdia de Cuba desenvolve a sua ação de solidariedade social através das respostas sociais de:
- Apoio às pessoas idosas (ERPI, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia);
- Centro de Apoio à Infância (Creche e Pré-Escolar);
- Cantina Social (Para dar apoio às pessoas/famílias que se defrontam com maiores dificuldades).
Missão
A Missão da Santa Casa da Misericórdia de Cuba procura a realização da melhoria do bem-estar da pessoa no seu todo, prioritariamente dos mais desprotegidos.
Conhecida pela sua intervenção na área da Ação Social, desenvolve também um importante trabalho nas áreas da Saúde, Educação e Formação, Cultura, Património, Investigação e Inovação.
Promove e associa-se também a diversas iniciativas no setor do Empreendedorismo e Economia Social no Baixo Alentejo.
Estrutura
Organizacional
A Mesa Administrativa, os restantes Órgãos Sociais, os Trabalhadores e os Irmãos da confraria, formam toda uma estrutura organizacional empenhada no sucesso das ações que se desenvolvem, numa tentativa de construir uma instituição com boas práticas, com iniciativas de qualidade, nunca esquecendo a inovação, em prol daqueles que mais precisam de apoio, de muita atenção, de entreajuda e carinho.