Dia dos Namorados (Dia de São Valentim)
O Dia dos Namorados, ou Dia de São Valentim, celebra-se a 14 de fevereiro.
Mais romântico do que o amor que está no ar nesta altura é a origem dessa comemoração, a mais romântica do ano.
O Dia dos Namorados, em Portugal, é celebrado no dia da morte de um bispo chamado Valentim, por isso, a data é conhecida como o Dia de São Valentim.
No Brasil, por exemplo, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho. Este dia é a véspera de Santo António, conhecido como o santo casamenteiro.
Como o Dia de São Valentim deu origem ao Dia dos Namorados
O Dia de São Valentim é comemorado pela igreja em 14 de fevereiro.
Nesse dia, o imperador romano Cláudio II mandou matar Valentim por desrespeitado a sua ordem. O imperador havia proibido a realização de casamentos, mas Valentim continuou a realizá-los em segredo.
A história remonta ao século III d.c. O Imperador havia proibido os casamentos, pois acreditava que os combatentes solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas.
Valentim era bispo e desrespeitou esse decreto imperial, realizando casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte.
Segunda a lenda, enquanto estava preso, Valentim teria ficado muito amigo da filha do carcereiro, que era cega e, por milagre, a moça ficara curada da cegueira.
Executado no dia 14 de fevereiro do ano de 269, a data deu origem ao Dia dos Namorados.
Antes de morrer, Valentim conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões, os chamados “valentines”.
Diversos países, tal como Portugal, Espanha e Argentina, comemoram o Dia dos Namorados no Dia de São Valentim (Valentine’s Day, em inglês).
Nesse dia, além da troca de presentes, os namorados costumam sair para jantar e preparar surpresas um para o outro.