Projeto “Retrato: Um olhar além do tempo”
Projeto “Retrato: Um olhar além do tempo” apresentamos, o utente João Leão.
O Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Cuba proporciona a prestação de um conjunto diversificado de cuidados e serviços, de acordo com as necessidades dos utentes. Para além de assegurar a satisfação das necessidades básicas (higiene e fornecimento de refeições), a instituição tenta fazer-se presente no dia-a-dia dos utentes, através do desenvolvimento de projetos e ações que contribuam para o seu bem-estar e qualidade de vida.
O Projeto “Retrato: Um olhar além do tempo” , desenvolvido pela Assistente Social da Santa Casa da Misericórdia de Cuba, Bianca Correia, tem como objetivo principal o resgate de memórias através da fotografia. A fotografia dá a oportunidade de voltar ao passado e reviver mentalmente momentos felizes, de uma forma tão viva que se torna um portal no tempo e espaço. O projeto consistiu na elaboração de um álbum de lembranças, com fotos de momentos únicos e pessoas especiais. Através do mesmo, o idoso conta um pouco da sua história e vivências de um dado período histórico da sua vida, fazendo presentificar o passado intensificando-o através de seu olhar.
José Leão é natural de Cuba, onde vive até aos dias de hoje. José nasceu em 1940, no seio de uma família humilde. Aprendeu desde cedo a importância e o valor do trabalho. Não teve tempo para brincar nem para ser criança. As dificuldades e trabalho ‘gravam’ a sua história. Sentado no cadeirão do seu quarto, José Leão conta, com detalhes, acontecimentos desde a infância, quando trabalhava no campo com o pai e os irmãos, a ida para a tropa, onde permaneceu durante três anos, o romance com a esposa, o nascimento da filha e o amor que nutre pelos netos.
Viu-se, ouviu-se e sentiu-se histórias de uma vida.